A Base não deve ser vista como um currículo, mas como um conjunto de orientações que irá nortear as equipes pedagógicas na elaboração dos currículos locais. Esse documento deve ser seguido tanto por escolas públicas quanto particulares.
Especificamente em Ciências, a BNCC foca no processo de aprendizagem, no letramento científico e na progressão de aprendizagem com habilidades desenvolvidas gradualmente.
*Terra e universo,
* Matéria e energia
* Vida e evolução.
Já na unidade temática vida e evolução estudaremos as questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta.
Na unidade temática terra e universo, busca-se a compreensão de características da terra, do sol, da lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles. Ampliam-se experiências de observação do céu, do planeta terra, particularmente das zonas habitadas pelo ser humano e demais seres vivos, bem como de observação dos principais fenômenos celestes.
Você sabia que o disciplina Ciências só foi inserida no currículo escolar brasileira a partir de 1950???
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário!