terça-feira, 17 de maio de 2022

Corpo Humano

 

O corpo humano é composto por cabeça, tronco, membros inferiores e superiores, órgãos internos e externos, e pelas diferenças anatômicas e sexuais.
É importante estudarmos o corpo humano para estabelecermos o auto cuidado e prevenção de doenças.
O corpo é formado por 13 sistemas que trabalham em conjunto para manter o equilíbrio do organismo. Cada sistema é responsável por realizar algum tipo de atividade e manter-nos vivos.

corpo humano é formado pelos sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar. Cada um deles envolve órgãos que atuam para a realização das funções vitais do organismo.

Veremos aqui resumidamente sobre cada um:

SISTEMA TEGUMENTAR: é responsável pelo tato. É a pele! Responsável por manter a temperatura corporal. Seus anexos são: pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas e as unhas.

SISTEMA SENSORIAL: são os órgãos que representam os 5 sentidos, eles trabalham em conjunto com o sistema nervoso.  o sistema sensorial está encarregado de enviar as informações recebidas para o sistema nervoso que as decodifica e envia respostas para o corpo.

A ação de tatear algo é transmitida através dos neurônios sensoriais presentes na pele ao sistema nervoso, que envia a resposta, ou seja, interpretará se a superfície identificada é lisa, rugosa, quente ou fria. Da mesma maneira, as papilas gustativas enviam para o cérebro o sabor do alimento que receberá a identificação seu gosto (azedo, doce, amargo, salgado).

SISTEMA RESPIRATÓRIO:



SISTEMA CIRCULATÓRIO: 



É constituído pelas artérias, veias, capilares e o coração. Sua principal função é transportar oxigênio e nutrientes para as células.

SISTEMA MUSCULAR: temos mais de 600 músculos no corpo todo! Sua principal função é manter o calor corporal e a postura.

SISTEMA NERVOSO: é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza. sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios



SISTEMA DIGESTÓRIOsistema digestório é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. O sistema digestório é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos.

SISTEMA URINÁRIOfunção primordial do sistema urinário é a excreção de compostos tóxicos para o nosso organismo. Com isso, ela garante a regulação da homeostase.






 SISTEMA ENDÓCRINO: Nesse sistema há diferenças entre mulheres e homens.

As principais glândulas deste sistema são a hipófise (ou pituitária), a pineal, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais (ou adrenal) e as gônadas (ovário nas fêmeas e testículos nos machos). A glândula hipófise é controlada diretamente pelo hipotálamo, região centro-basal do encéfalo (diencéfalo) que regula o metabolismo e a homeostase através do controle energético do organismo e da manutenção da temperatura corporal

SISTEMA ESQUELÉTICO: principal função é sustentar o corpo e proteger os órgãos internos, além de armazenar minerais e hospedar as células responsáveis pela produção das células sanguíneas.

SISTEMA REPRODUTOR: Nesse sistema, assim como no endócrino, há diferenças entre mulheres e homens. Além de produzir os gametas, é no sistema reprodutor feminino que o bebê desenvolve-se. Não podemos esquecer-nos também de que tanto o sistema reprodutor masculino quanto o feminino atuam na produção de hormônios sexuais. É no sistema reprodutor que os gametas são produzidos.

SISTEMA IMUNOLÓIGCO E LINFÁTICO: 
Principal função é proteger o organismo. 
sistema linfático apresenta funções primordiais para o funcionamento do corpo, podendo destacar-se: Retorno para a corrente sanguínea de substâncias importantes que saíram dos capilares e encontravam-se no tecido circundante. Absorção de lipídios a partir do intestino para a linfa intestinal. Defesa do organismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!