sexta-feira, 20 de maio de 2022

A Terra

 

A Terra se formou a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, se localiza em meio à Via Láctea, sendo o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto maior entre todos os planetas que compõem o Sistema Solar.
É  o maior entre os quatro planetas mais densos e telúricos. A sua composição se dá por diversos gases, sendo 78% da atmosfera terrestre constituído por nitrogênio21% por oxigênioisso sem falar na composição de argônio. 

A Terra é conhecida também como Planeta Azul pois, em média, 70% da sua superfície é composta por água. A esse espaço dá-se o nome de hidrosfera (esfera de água). E é justamente a existência dessa substância em estado líquido, junto com o oxigênio, que faz a vida ser possível de existir nesse planeta.

A Terra se divide em camadas internas e externas.


A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta Terra. É considerada a camada terrestre mais importante, uma vez que é na crosta que são desenvolvidas as atividades humanas, assim como são registradas as ocorrências dos diferentes fenômenos geográficos. Está dividida em crosta continental e crosta oceânica, com composições diversas e espessuras diferentes.

Ela é a menor camada em espessura, quando comparada com as demais, e o seu tamanho é variável, podendo chegar até 40 quilômetros de profundidade. A sua composição é predominantemente de material rochoso, sendo as rochas da crosta formadas por minerais, como a sílica e o alumínio.



A profundidade do manto terrestre inicia-se por volta dos 70 km e pode atingir até os 2900 nas áreas próximas ao núcleo externo. Em razão da elevada pressão interna e também do calor oriundo do centro do planeta, as temperaturas do manto podem alcançar valores próximos dos 2000ºC.
Em termos de classificação, subdivide-se essa camada em manto superior manto inferior.

O núcleo corresponde a quase um terço de toda a massa terrestre. É composto, principalmente, pelos metais ferro e níquel. Essa camada é dividida em núcleo interno e externo. A temperatura do núcleo externo apresenta entre 2.900 a 5.100 km, é mais fluido e suas temperaturas variam entre 3.000º C e 3.800º C. O núcleo interno possui 5.100 a 6.370 km, sendo sólido. 
Essa é a camada menos conhecida do planeta, já que, em razão das suas características naturais e de limitações técnicas, é a mais difícil de ser estudada. O núcleo é apontado por muitos cientistas como o ponto de origem do magnetismo terrestre, uma vez que a sua movimentação gera uma corrente elétrica, resultando na formação de um campo magnético. 
As camadas externas da Terra são: Atmosfera, Biosfera, Hidrosfera e Litosfera.
Segundo o site Brasil Escola:
Atmosfera corresponde a uma camada gasosa que envolve todo o Planeta Terra. Ela é formada por gases mantidos pela gravidade, cuja principal função é proteger o planeta da radiação solar emitida, filtrando-a, além manter a temperatura média da Terra, fazendo com que não haja uma grande amplitude térmica.  A atmosfera também impede que a Terra seja atingida por fragmentos rochosos. Essa camada possui a divisão das subcamadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera, exosfera.
Hidrosfera corresponde à camada que compreende os corpos hídricos do Planeta Terra. Abrange não só os oceanos, mas também os mares, os rios, os lagos e as águas subterrâneas.
Biosfera corresponde ao conjunto de ecossistemas que compreendem a Terra. Basicamente, diz respeito aos grupos de seres vivos que a habitam. Esses ecossistemas encontram-se desde os pontos mais elevados do planeta até as partes do fundo oceânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!