sábado, 19 de março de 2022

Experiência: Chuva Macabra


Nossa primeira experiência se chama "Chuva Macabra!"

Hipótese:

Assim que recebemos o material, pensamos em duas hipóteses, ou o corante iria flutuar no óleo, ou ele iria afundar como uma chuva. Nosso objetivo então, foi verificar qual das hipóteses estava correta ou se ainda haveria uma 3a possibilidade.


Procedimento e Material:

Para faze-la você precisará de óleo, água em temperatura ambiente e corante alimentício.

No pote pequeno, onde continha óleo,  adicionamos 15 gotas do corante alimentício e mexemos. Formaram-se então mini bolinhas de corante azul. Derramamos essa mistura na água . Formaram-se duas camadas: óleo e água, porem no decorrer do tempo o corante foi caindo para o fundo do pote.





 

Resultados: Verificamos que o corante escorreu, formando a "Chuva Macabra". O óleo e a água não se misturam, devido a densidade, no entanto o corante é a base de água, por isso escorre para a água.



Pesquisa em fontes bibliográficas: De acordo com o site da revista Super Interessante , o que acontece é devido a diferenca das densidades dos materiais.
"A mistura de corante com óleo é mais densa do que a água e, por isso, goteja para o fundo do pote. Mas em pouco tempo o corante começa a se misturar com a água, perdendo o contato com o óleo. Com isso, o óleo fica menos denso do que a água e flutua mais uma vez, voltando à superfície do pote."


E aí? O que acharam dessa super experiência assustadora? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário!